Mina de HQ
Para quem gosta de histórias em quadrinhos e ama ler boas histórias.
A Mina de HQ é uma mídia independente, feminista e com perspectiva de gênero que reúne jornalismo, pesquisa, curadoria e divulgação de histórias em quadrinhos feitas por mulheres e pessoas não-binárias. Criei este canal em 2015 unindo toda minha experiência profissional e minha paixão por quadrinhos.
É um serviço de informação gratuita e o conteúdo pode ser acessado no site, no canal do Youtube, no Instagram, no Facebook, no Twitter, na newsletter quinzenal e na revista semestral.
Nesses canais já foram compartilhados os trabalhos de mais de 700 artistas de diversos países, engajando cerca de 40 mil seguidores nas redes sociais, sendo 80% mulheres. Também realizo eventos, debates, palestras e cursos.
As histórias em quadrinhos são uma forma de viajar, conhecer lugares, culturas e personagens, e uma ferramenta potente de comunicação que qualifica debates sobre temas diversos, como representatividade, gênero e diversidade. Esse é um mercado gigantesco que movimenta cifras milionárias no Brasil e ao redor do mundo.
Com a Mina de HQ já estive presente como convidada nos principais eventos da área no Brasil, como Flip - Festa Literária Internacional de Paraty, CCXP, Festival Internacional de Humor de Piracicaba, FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos, exposição Quadrinhos, no Mis, Festival Path, Bienal do Livro Rio, Encontro Lady’s Comics, Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da USP e também Congreso Viñetas Serias, em Buenos Aires.
Este trabalho nasceu da pesquisa sobre a representação da mulher e os discursos de gênero nas historietas argentinas que realizei para minha dissertação de mestrado em antropologia social realizada em Buenos Aires, pela Flacso Argentina. Clique aqui para ler pesquisa completa em meu livro digital gratuito Encuentre su Clítoris, lançado pela editora Marca de Fantasia.